top of page

Formação fortalece educação midiática e amplia agências de notícias nas escolas da Bahia

Foto: Paula Venturim/IAT
Foto: Paula Venturim/IAT

Cerca de 500 educadores responsáveis por agências de notícias escolares, além de representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), participam da formação “Educação midiática: como montar uma agência de notícias na escola?”, promovida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O encontro, iniciado na segunda-feira (18), tem o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas voltadas ao letramento midiático e digital nas unidades escolares da rede estadual.


Criado pelo IAT em 2023, o Projeto Agência de Notícias na Escola é resultado de mais de 15 anos de experiência da instituição na formação de professores e na produção de mídias estudantis. A iniciativa incentiva estudantes, com mediação dos educadores, a produzirem conteúdos jornalísticos sobre a escola e os territórios onde vivem, promovendo protagonismo juvenil, pensamento crítico e ampliação da participação estudantil no ambiente escolar.


Atualmente, o projeto alcança todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, contabilizando 313 agências já implantadas e outras 180 em fase de implantação, consolidando uma rede de comunicação escolar em expansão em todo o Estado.


A programação do primeiro dia da formação contou com momentos de acolhimento, apresentações culturais e mesas temáticas voltadas à integração entre comunicação e educação. A abertura oficial reuniu representantes das áreas da Educação e Comunicação, bem como do audiovisual baiano, reforçando a importância da educação midiática no contexto contemporâneo.


Um dos destaques, a mesa “Estratégia multidisciplinar de educação midiática” promoveu o debate sobre práticas pedagógicas e experiências ligadas à educomunicação e ao fortalecimento do pensamento crítico no ambiente escolar. A atividade contou com a participação da professora Cristiane Parente, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABP Educom), e de Thaís Brito, coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.


Outro momento importante foi a mesa “Cidadania em rede: protagonismo juvenil e a proteção integral no contexto do ECA Digital”, que abordou os desafios da segurança digital, direitos das crianças e adolescentes e o uso responsável das tecnologias. O debate reuniu especialistas das áreas jurídica e educacional, com o objetivo de fortalecer reflexões sobre proteção integral e cidadania digital nas escolas.


A formação segue até sexta-feira (21) com oficinas, rodas de conversa e atividades práticas voltadas à qualificação das agências de notícias nas escolas, promovendo a integração entre educação, comunicação e inovação pedagógica.


Fonte: Ascom/IAT


 
 
 

Comentários


Instituto Educa +_Símbolo_02.png
Av. Juscelino Kubitscheck Nº 3563 - Jardim Imperial Torre 11 - 2° andar, Sala 16 Luís Eduardo Magalhães - BA 47850-000
CONECTE-SE COM A GENTE!
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
© 2026 Desenvolvido por Cone Comunicação . Todos os direitos reservados Instituto Educa+
bottom of page